1

Desporto

O papel da Psicologia da Performance no contexto de Alto Rendimento encontra-se desde há muito fundamentado do ponto de vista da investigação científica.

Paralelamente, e corroborando os diferentes impactos positivos estudados, é já do conhecimento do público em geral, que os Atletas e Treinadores de alta competição tendem, cada vez mais, a integrar este tipo de consultor nas suas equipas de otimização desportiva (ex: Serena Williams, Pete Sampras, André Agassi, Hamilton, Luiz Filipe Scolari, José Mourinho, entre outros).

As possibilidades de otimização vão desde as competências mais generalistas (confiança, motivação, concentração, controlo de ansiedade) às mais especificas que tendem a caracterizar cada atleta de forma única e singular. Citem-se, a título exemplificativo:

 

  • Desenvolver estratégias de concentração durante treinos e jogos/provas, de modo que possa exercer mais controle e consistência ao longo do seu desempenho (durante um(a) jogo/prova e ao longo dos(as) diferentes jogos/provas da época).

  • Gerir as emoções (stress, frustração ...), associadas à competição.

  • Otimizar Autoconfiança desenvolvendo, por exemplo, imagens e visualizar o desempenho, acelerando a aprendizagem e aumentando a confiança.

  • Processar (aprender com) as experiências de insucesso para poder obter de volta um bom desempenho.

  • Otimizar a gestão situações extra-desportivas (ex: família), que podem comprometer o desempenho desportivo;

  • Otimizar os níveis de desempenho e eficiência, em "momentos-chave" do(a) jogo/prova (ex: assistências para golo ou remates para golo, matchpoint, finalizar serviço, executar uma pancada para birdie, entre outros). 

  • Assessorar o atleta, no sentido de otimizar o máximo da sua capacidade física/técnico/tática, através do desenvolvimento das suas competências psicológicas/emocionais, ao longo da sua carreira.

 

O principal contributo do treino de competências psicológicas permite, desta forma, a otimização da performance do individuo, alavancada pela capacidade de auto-regulação e concentração que, por si só, são responsáveis por melhorias significativas em termos da eficiência do gesto técnico do atleta e da capacidade estratégica do mesmo.

Coaching for Performance

 

Programa de acompanhamento individualizado de otimização de competências para a melhoria da performance (atletas, treinadores, árbitros).

Engineering.org

 

Programa de intervenção sistémica, no sentido da otimização da eficiência da organização desportiva, que pode ser alavancada através de diferentes ferramentas:

  • Treino de liderança para Diretores.

  • Clinics de liderança e otimização de equipas para treinadores (dos diferentes escalões).

  • Avaliação multidisciplinar de atletas e planos individualizados de otimização de competências.

  • Treino de competências parentais para encarregados de educação de jovens atletas.

Contactos

Rua Fradesso Silveira, Bloco C, Nº6, 1A

Alcântara Rio, Lisboa, Portugal

ana.bispo.ramires@anabisporamires.com

 

+351 939019190

  • Ana Bispo Ramires Facebook