Sobre Mim

Desde sempre empenhada na otimização do desempenho e bem-estar de indivíduos e organizações, Ana Bispo Ramires possui um extenso e experiente percurso profissional dedicado às áreas da Psicologia, Coaching for Performance, Consultoria e Formação. Ao longo da sua carreira, interveio em múltiplas áreas e desenvolveu atividades muito distintas que beneficiam reconhecidas empresas e instituições nacionais e internacionais, bem como indivíduos dos mais diversos campos profissionais, como atletas de alta competição, artistas de diferentes universos criativos, gestores, médicos ou militares. Recentemente fundou a “Human Performance & Wellbeing”, onde o seu compromisso e vontade de contribuir para a otimização, felicidade e bem-estar de pessoas, organizações e sociedade em geral é assumido com um cunho pessoal através de programas transversais e multidisciplinares assegurados por diferentes profissionais com

sólida experiência.

Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e possui as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto (reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – membro 8488). 

Otimização da Performance

Ao longo da sua vida profissional, tem colaborado com diferentes modalidades desportivas na Avaliação, Preparação e Aconselhamento de Atletas/Equipas de Formação e Alto Rendimento, sendo de destacar a sua intervenção de quase 10 anos com o Departamento de Futebol do Sport Lisboa e Benfica e o trabalho desenvolvido, desde sempre, com atletas e treinadores de futebol profissional, entre os quais o Selecionador Nacional Luiz Filipe Scolari e o atleta Rui Patrício, guarda-redes do SCP e da Seleção Nacional AA (ambos do domínio público).


Desde o final da década de 90, intervém com diferentes performers (atletas profissionais, treinadores, árbitros, músicos, atores, bailarinos, médicos, militares, gestores, entre outros) na otimização do seu desempenho profissional e qualidade de vida, através da elaboração de planos de desenvolvimento individual (Coaching for Performance).

Recentemente foi convidada a integrar a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olíímpico , na especialidade de Psicologia Clínica e do Desporto.

Formação e Consultoria

A sua vasta experiência como Formadora e Consultora, permite-lhe reunir no seu repertório milhares de horas de formação que contemplaram mais de 15 mil pessoas, em áreas tão diversas como a Comunicação, Gestão de Stress e Ansiedade, Concentração, Treino de Competências Psicológicas para a Performance, Treino de Competências Emocionais, Treino de Liderança, Teambuilding, Gestão da Mudança, Gestão de Equipas de Alto Rendimento, Commitment e Gestão da Crise. Neste domínio, tem cooperado com múltiplas Instituições Desportivas (Associações, Federações, Confederação de Desporto de Portugal, FormAnd), Estabelecimentos de Ensino Superior (ISPA, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Rio Maior, Instituto de Formação FCT/UNL), além de Consultoras Nacionais e Internacionais (Outcome, Academia de Tempo Ativo, Grupo Pessoas & Soluções, IEFP, Associações Empresarias, Câmara de Lisboa, Grupo InMark – Makeateam, TMI, SFORI, entre outras).

Human Performance & Wellbeing

Em 2017, em parceria com a sólida experiência e curriculum de diferentes profissionais, lançou um novo projeto sob a marca "Human Performance & Wellbeing", que se afirma como o rosto da “missão" que assume na sua intervenção: Otimização de Performance e Bem-estar, através de programas transversais e multidisciplinares, especificamente direcionados para as necessidades únicas de cada indivíduo ou organização.

O forte compromisso com o aperfeiçoamento de processos de excelência, felicidade e bem-estar e a vontade inequívoca de poder contribuir para a otimização dos indivíduos, empresas e sociedade em geral, caracterizam a sua linha de atuação através de programas inovadores de consultoria sistémica que desenvolve com indivíduos e organizações.

Speaker, docente universitária e autora

A atividade como Key-Speaker Motivacional é outra das suas competências, atuando no âmbito da Resiliência, Commitment, Gestão da Crise, Gestão da Mudança, Treino de Liderança e Otimização de Performance de Indivíduos e Equipas de Excelência.


Decorrente das duas últimas áreas, teve oportunidade de trabalhar com reconhecidas empresas, das quais se destacam: Banco Espírito Santo (BES), Banco Popular Portugal (BPP), Renault Internacional, Portugal Telecom (PT), BP Portugal, Galp, Repsol, Tranquilidade Seguros, MetLife, EDP – Energias de Portugal, Grupo AOC, EMEL, Accenture, Nobre, COMPTA, Fertágus, RedCats, Havi Logistics, ANJE, Sport Lisboa e Benfica (SLB) e o Lisboa Ballet Contemporâneo (LBC).

Foi Assistente Universitária no ISPA – Instituto Universitário, durante 13 anos, onde lecionou as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, Seminário de Orientação de Estágios, Orientadora e Arguente em Teses de Monografia, no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia.

Na mesma instituição foi ainda Docente e uma das responsáveis pela organização e estruturação do plano de estudos e conteúdos programáticos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Atividade Física e em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas, bem como Coordenadora da área de Projetos de Intervenção do Núcleo de Psicologia do Desporto e da Atividade Física.

É autora de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance, sendo responsável por uma coluna de opinião semanal no site "Tribuna Expresso”. 

Direção de Recursos Humanos e Formação na Fisiogaspar

Entre 2009 e final de 2012, resultante de um projeto de consultoria para potenciar o start-up da empresa/

Clínica FISIOGASPAR, através da gestão e consolidação da equipa e o seu commitment com a cultura organizacional, aceitou dirigir o departamento de Recursos Humanos e Formação, a convite do reconhecido Fisioterapeuta da Seleção Nacional de Futebol AA, António Gaspar.


Foi igualmente responsável pelas áreas de Psicologia Clánica, Otimização de Competências Humanas e de Desenvolvimento e Inovação, bem como pela criação dos conceitos people’s (e)motion®, Academia Coaching for Performance® e a marca FISIOGASPARPRO®, partilhando a responsabilidade científica dos mesmos com o CEO da empresa, António Gaspar.


No âmbito desta iniciativa, desenvolveu e coordenou o Projeto “Equipas Transversais”, assegurando a conceptualização e implementação de programas e metodologias multidisciplinares de avaliação e otimização da performance em diferentes settings (empresarial, desportivo - alta competição; desportivo – formação, académico e artes performativas). 

Contactos

Rua Fradesso Silveira, Bloco C, Nº6, 1A

Alcântara Rio, Lisboa, Portugal

ana.bispo.ramires@anabisporamires.com

 

+351 939019190

  • Ana Bispo Ramires Facebook